Russos contra a guerra

russos contra a guerra

Por que os artistas russos têm se oposto à guerra?

A par dos protestos, dezenas de artistas russos (assim como alguns desportistas), de todas as áreas, têm-se se oposto publicamente à guerra, com alguns a demitirem-se dos seus cargos em instituições estatais.

Por que os russos foram às ruas para protestar contra a guerra naucrânia?

Um dos ganhadores do Prêmio Nobel da Paz de 2021, o russo Dmitri Mutarov criticou duramente a ação militar de Vladimir Putin na Ucrânia e conclamou a população a protestar contra a guerra. A movimentação começou tímida. Nos poucos episódios em que alguém tentou levantar cartazes sobre o conflito em Moscou, a polícia estava presente.

Quantos pessoas foram detidas em protestos contra a guerra na Rússia?

Mais de 6000 pessoas foram detidas na Rússia em protestos contra a guerra, enquanto os media estatais do país continuam sem mostrar imagens do conflito. Mostras de dissensão pública são raras mas existem.

Qual a importância da ofensiva do Kremlin para os ucranianos?

Quem na Rússia siga apenas os media oficiais só tem acesso à narrativa alimentada pelo Kremlin, ouvindo em permanência que esta ofensiva foi uma guerra de necessidade, para defender os civis dos territórios separatistas do Donbass e que os militares russos estão a ser recebidos de braços abertos pelos ucranianos.

Postagens relacionadas: