Varicela

varicela

O que é a varicela e como ela afeta as crianças?

A Varicela é uma doença comum que afeta principalmente crianças e causa uma erupção cutânea com coceira e mancha. A maioria das crianças vai pegar a Varicela em algum momento.

Como ocorre a transmissão da varicela?

A catapora, também conhecida como varicela, é uma infecção altamente contagiosa causada pelo vírus varicella-zoster (VZV), da família dos herpes vírus. A infecção pelo vírus varicela-zoster causa duas formas clinicamente distintas da doença: Varicela, conhecida popularmente no Brasil como catapora.

Qual é o agente causador da varicela?

Contágio por objetos contaminados pelo vírus varicela zoster. De forma indireta, a transmissão pode acontecer por meio de objetos contaminados com secreções que saem das bolhas (chamadas de vesículas). O contágio por meio do contato com lesões na pele pode até ocorrer, mas é algo bem raro.

Por que a varicela é perigosa?

Varicela é muito perigosa em pessoas com problemas no sistema imunitário, como a leucemia, ou que tomam Medicamentos que debilitam o sistema imunitário, como os esteroides e outros Medicamentos tomados por pacientes que sofreram transplantação de órgãos.

Quais são os efeitos da varicela para a criança?

Um dos efeitos da varicela prende-se com a sensação de prurido acentuado nas bolhas. É importante que a criança não caia na tentação de esfregar, arranhar ou coçar essas zonas do corpo. De 4 em 4 horas, dê um banho morno de imersão ao seu filho. Se possível, adicione aveia e bicarbonato de sódio à água.

Quais são as complicações de uma varicela?

Caso contrário, nas primeiras 20 semanas de gestação, a varicela pode implicar complicações como aborto espontâneo, morte do feto ou síndrome de varicela congénita, cuja forma mais típica é a agenesia (não desenvolvimento) de um dos membros inferiores. Na própria grávida, as manifestações de varicela são mais intensas, como em qualquer adulto.

Como tratar febre e dores durante a varicela em crianças?

O ácido acetilsalicílico não deve ser usado no tratamento da febre e dores durante a varicela, em crianças. A maioria das crianças e adultos recuperam-se em algumas semanas apenas descansando e bebendo muita água, mas alguns casos envolvem complicações como:

Quanto tempo dura a varicela?

De forma simplificada, a varicela carateriza-se pela febre e pelo aparecimento de borbulhas e bolhas no corpo. Habitualmente, esta maleita é curada em 5 a 7 dias, embora o período de incubação possa durar até 2 semanas. Nesse espaço de tempo, convém que tenha alguns cuidados especiais com o seu filho. Não há, contudo, razões para alarme.

Como é feito o tratamento da Varicela Catapora? No tratamento da catapora, em geral, são utilizados analgésicos e antitérmicos para aliviar a dor de cabeça e baixar a febre, e anti-histamínicos (antialérgicos) para aliviar a coceira. Os cuidados de higiene são muito importantes e devem ser feitos apenas com água e sabão.

Qual a origem da varicela?

O termo varicela tem origem no termo francês varicelle. Catapora vem do tupi tatapora, que significa fogo que salta, através da junção de tatá (fogo) e pora (pular). Zóster tem origem no grego zostér, cinturão.

Como é transmitida a varicela?

A catapora é causada pelo vírus varicela-zóster, um integrante da família do herpes-vírus, que também é responsável pela herpes zóster (doença conhecida como cobreiro) em adultos. A varicela (catapora) é facilmente transmitida para outras pessoas.

Como reduzir o risco de transmissão da varicela?

O indivíduo contaminado com varicela deve reduzir ao máximo o contato com outras pessoas para diminuir o risco de transmissão. Em geral, o maior risco de transmissão ocorre principalmente quando o paciente ainda não desenvolveu as bolhas, na fase inicial da doença até a formação de crostas em todas as lesões.

Qual é a diferença entre varicela e catapora?

O que causa a varicela? O agente causador da varicela é o vírus varicela zoster (VVZ), um RNA pertencente à família Herpetoviridae. Qual é a diferença entre varicela e catapora? Nenhuma.

Período de contágio A varicela pode ser transmitida a outra pessoa desde aproximadamente 10 dias após ser contagiada até todas as bolhas se transformarem em crostas. O isolamento de um doente infectado previne a transmissão da infecção. Como se previne?

Qual é o período de incubação da varicela?

Postagens relacionadas: